Café com Saúde: SINTSEP convida servidores para debate sobre saúde mental no ambiente de trabalho
31 de julho de 2017
Segurança: Flávio Dino vai convocar secretários de estado para tratar sobre sub-judices
31 de julho de 2017

Programa de Proteção a criança e aos adolescentes ameaçados de morte é assinado no Maranhão

Em solenidade no Palácio Henrique De La Roque, foi assinado na tarde desta segunda feira (30), o convênio entre o Governo do Estado e o Centro de Defesa dos direitos da criança e adolescentes Padre Marcos Passerini.

O programa, que foi criado em 2003, tem como objetivo garantir a segurança das crianças e dos adolescentes ameaçados de morte. 

“Para o programa acontecer de fato, a gente tem que ter as outras áreas em pleno funcionamento. A gente quer louvar aqui a iniciativa do estado […] Estaremos tanto acompanhando como monitorando”, destacou Ana Amélia Bandeira, presidente do conselho estadual dos direitos da criança e dos adolescentes.

O Programa atua em dois níveis

1 – Primeiramente, no atendimento direto aos ameaçados e suas famílias, retirando-os do local da ameaça e inserindo-os em novos espaços de moradia e convivência.  Acompanhamento escolar, projetos culturais e profissionalizantes também fazem parte do processo.

2 – Segundo, na prevenção por meio de estudos e pesquisas, bem como no apoio a projetos de intervenção com adolescentes em situação de vulnerabilidade. 

Membros da secretaria de estado dos direitos humanos e participação popular participaram da solenidade e representaram o governador Flávio Dino durante o ato. “Com a assinatura deste ato nós passamos um dos pouquíssimos estados no país a contar com o três programas de Proteção a criança e aos adolescente”, assinalou Francisco Gonçalves, secretário de estado dos direitos humanos e participação popular.